Gerador de código php para métodos de leitura, de modo a automatizar as validações necessárias dos campos do ecrã de validação do Report.

De momento, sempre que se faz um método de leitura é necessário validar se os valores inseridos pelo utilizador, no ecrã de validação, estão correctos.

Para desenvolver estas validações o programador têm que escrever manualmente condições que diferem do tipo de campo do ecrã de validação,

A ideia seria, para Reports standard, haver um gerador de código php (um botão no SO018) que gera código com as condições necessárias para cada campo do ecrã de validação, a partir dos parâmetros de entrada.

Assim, é poupado tempo na criação de métodos de leitura para Reports Standard, ao mesmo tempo que a sua consistência se mantêm.

Quem executou um pedido?

Há clientes – Angelo da Staples – interessados em saber quem executou um pedido e a referencia ao documento recebido via interface.

Evidentemente não é assim tão linear já que um pedido pode ter vários intervenientes: pickers, execução de contentores completos, vitafilmadores, conferentes, quem carregou, …

Se esta ideia será julgada merecedora: a parte expositiva terá que ser bem pensada para manter uma boa leitura

Simulação envio da mensagem DOC para a AT

PAra efeitos de debug deveriamos ter um simuador para envio da mensagem ou algo mais prático, o request para a AT quando ficasse em erro ser escrito numa tabela.
Perde-se muito tempo a ver o que poderá ser o erro, e muitas vezes não podemos ligar o Debug nos clientes

Yard Management

Esta ideia vem de algumas conversas que tivemos quando o Yard Management começou a ser discutido com a Jerónimo Martins e, basicamente seria criar um layout como agora fazemos para o armazém, mas neste caso seria para o exterior do armazém. Neste momento salvo erro já é possível por exemplo ter um código das portas diferentes, para a rua e para o armazém. Com um layout exterior, poderíamos ver os Camiões e Galeras como são vistos os contentores dentro de um armazém, ou seja, para os veículos seria possível criar regras de extração e de alocação, assim como poderíamos criar uma tabela parecida com a D0204 mas para veículos. Aqui existe a possibilidade de usar IA visto que em vez de usar regras especificas, podemos usar o IA para saber onde alocar o veículo e ainda qual veículo deverá ser chamado para ser carregado.

Aqui ainda poderíamos também criar um log de manutenção por veículo que diria quando foi feita a última manutenção, a última lavagem etc… talvez algo semelhante aos serviços logísticos, mas para veículos sendo assim possível os utilizadores decidirem quais os serviços que serão necessários fazer algum rastreio.

Melhoria no report wizard

De momento, no report wizard, quando se entra no report para tratar das colunas do report que se está a criar, bem como no report para tratar dos parâmetros, e se seguir em frente sem guardar nesses ecrãs, no fim o report não vai ter as descrições de default como acontece por default no SR003 quando se adiciona um parâmetro ou uma coluna a um report.

Para solucionar essa situação, bem como para ficar a par do SR003 e evitar ocorrer o erro de não ter descrições por não guardar por lapso ou desconhecimento da mecânica, sugiro adicionar à acção ASYREP0142 o objecto FSYREP01 e o método updateColDesc e à acção ASYREP0145 o objecto FSYREP01 e método updateParDesc. Deste modo, se não se precisar de alterar as colunas e os parâmetros, pode-se seguir em frente sem se preocupar com a falta de descrições, sendo também mais user friendly.

Repositório de bugs

Por vezes, quando se desenvolve ou se pesquisa algo nos métodos ou reports, deparamo-nos com bugs, tanto de funcionalidade ou descrição.

Para não se estar a corrigir esses bugs e ligar a uma modificação de um desenvolvimento que não está relacionado, ou mesmo criar ticket e modificação nova para algo que possa ser mínimo, e de modo a não os perder no tempo, sugiro que se crie um repositório, talvez sobre a forma de uma nova tabela com report associado, só disponível para nós, onde se poderia adicionar esses bugs encontrados de modo a que de futuro, quem vai editar métodos/elementos, consiga saber que existe um ou mais bugs que foram previamente detectados, através de um pequeno indicador no SO018 e nos reports para o caso de elementos do mesmo. Assim, para além de alterar/corrigir o que tem de fazer, também se aproveitava para corrigir quaisquer bugs registados. Ao corrigir, bastaria eliminar da lista ou marcado como resolvido e quando.

Função de “tester” e “optimizador”

Existir um colaborador em que faça os testes internos e que tenha a preocupação de verificar a qualidade do código através de execução e verificação do trace SQL para descobrir quebras de possíveis performance.
Os mais resistenstes vão dizer que isso deveria ser a preocupação de cada um, e que concordo em parte, mas ao longo do tempo verificamos que na realidade não é assim e mandamos “bastante” código mal feito.
Esta ideia poderá ser reajustada ao desenvolvimento do software de testes, embora o software de testes que vi na altura nunca irá verificar a qualidade do código.
Este colaborador, teria uma vantagem, uma vez que os testes passariam por ele, teria de perceber os processos muito mais rapidamente e era uma mais valia para futuros arranques uma vez que deveria estar dentro dos processos.

Relatorio visual dos KPI’s

Permitir exportar com envio de email ou criação de um documento word de vários indicadores KPI’s em formato visual. Por exemplo ter uma template que era automaticamente preenchida com os dados e que fizesse algum tipo de gráficos. Mais apelativo para ser um documento para entregar ao cliente final.

Visualização Corredor

Ver 2D ou 3D um determinado corredor, com a ocupação de paletes e ao clicar em cada uma delas, ter mais informação sobre peso, dados, artigos quantidades, empresa, etc.
Deixo aqui uma imagem de um concorrente nosso que terá algo parecido. Permite gerir e saber de modo mais visual o que cada espaço poderá ter. Permite também ter uma ideia mais geral para inventários.

EVE – AL149 Estatisticas de Produtividade

No report onde consultamos a produtividade em lista, seria de interessante poder ter um dasboard adicionando outras formas de visualização por exemplo gráfica.
Que permiti-se fazer análise temporais(Semanal/Mensais) fazendo comparações entre armazens/operadores/turnos.
Com objetivo de proporcionar aos gestores de armazem gerir os seus atividos para garantir a maior produtividade.