Determinação de filas para trabalhos

2
1 year agocompleted1

Na sequência dos diversos problemas que temos tido sobre determinação de filas e prioridades, em que ficamos com trabalhos em erro pois existem dependências de trabalhos e prioridades, gostaria de apresentar uma idéia, para vossa análise e quem sabe ser introduzida no vosso catálogo de melhorias.

Se a aplicação necessita de ter vários trabalhos a correr forçosamente na mesma fila, e com determinadas prioridades, como é  caso da faturação, onde dizem que os seguintes trabalhos têm dependências (print do Pedro Brás do ticket 20007165):

Se é requisito da aplicação, porquê deixar na mão de utilizadores (mesmo que de IT)  esse ónus de configuração que depois pode provocar erros?

Proposta: em vez da determinação ser por objeto método, apenas deveríamos determinar um pacote, do género “Pacote de faturação” para o pacote de faturação deste grupo de utilizadores ou deste armazém, ou deste armazém/equipa (Vários acesso) vou configurar o pacote de jobs “faturação”. Ou seja, para o armazém 5407 o pacote de faturação vai correr na fila “5407 – Só Fact”.

Por sua vez, de forma técnica, o sistema sabe que o “pacote de faturação” é constituído por um conjunto de objetos/métodos (os tais do pront acima) e esses sim tem dependência de correr entre eles, mas essa dependência era determinada de forma técnica por vós, sem o cliente, por configuração poder alterar isso.  Assim, garantia-se que a ordem dos trabalhos não fica dependente de configuraçãoe corre conforme o sistema necessita.

1 reply on “Determinação de filas para trabalhos”

O problema de facto se manifesta quando um novo grupo de utilizadores ou um utilizador que pode trabalhar em mais do que um armazém submete um trabalho que entra numa fila genérica ou na fila de outro armazém.

Como resultado temos dois trabalhos a correr no mesmo momento e a tentar escrever/actualizar registos com a mesma chave: e normalmente estamos a falar de registos de stock (que tem na chave o armazém).

A solução encontrada foi analisar todos os objectos/métodos batch e criar definições – que eram já possíveis – para permitir a determinação da fila, não de acordo com utilizador ou grupo de utilizadores, mas com o código de armazém.

Leave a Reply