Serviços Logísticos
Objectivos e Âmbito
Com este desenvolvimento pretende-se contabilizar o tempo e quantidade produzida, em todos os serviços logísticos de valor acrescentado para o cliente, que neste momento não têm qualquer tipo de visualização no nosso sistema.
Neste manual vamos explicar os passos necessários para a criação e parametrização necessária para realizar este tipo de serviços.
Criar uma definição de serviço logístico
Global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Armazéns -> Definições Operacionais -> Serviços Logísticos – Definições [AL369]
Ao seguirmos a caminho especificado acima, e depois de clicarmos no botão de criar, é nos apresentado o seguinte ecrã.

Tipo de Serviço Logístico → Código para o Tipo de Serviço Logísticos
Classe do Serviço Logístico → Classe a que o serviço logístico irá pertencer:
- 01 – Produção BOM → Classe para a produção de artigos a partir das suas partes nas transformações criadas no sistema
- 02 – Transformação de Stock → Classe para a revisão de stock dos artigos
- 03 – Serviço Genérico → Classe para todos os outros serviços logísticos
Origem do Serviço Logistico → Onde será criado o serviço logístico.
- 01 – A pedido (RF) → O serviço logístico pode ser criado a partir da rádio frequência ou a partir do PC.
- 02 – Administrativa → O serviço logístico só pode ser criado via PC.
Recursos do Serviço Logístico → Quantidade de operadores que podem ser utilizados no serviço logístico:
- 01 – Mono-operador → Serviço Logístico só será efetuado por um operador.
- 02 – Multi operador → Serviço logístico será efetuado por um ou mais operadores.
- 03 – Multi operador com detalhe → Serviço logístico será efetuado por um ou mais operadores, mas com identificação de todos os operadores.
Após completar o ecrã e confirmar o preenchimento dos diversos campos teremos um ecrã com este aspecto:

De seguida e neste mesmo ecrã deveremos seleccionar o tipo de serviço logístico desejado, neste caso vamos escolher logo o primeiro, e depois clicar no botão . E o ecrã seguinte irá aparecer.
Aqui deveremos preencher os objetos que pertencem ao serviço logístico.
Sequencia → Sequencia do registo.
Objeto do Serviço Logístico → Objeto alvo do Serviço Logístico. Caso estejamos num serviço logístico pertencente a classe 01 ou 02 o objeto Contentor é obrigatório.
Origem do Objeto do Serviço Logístico → Onde o objeto do serviço logístico é declarado:
01 – A pedido (RF) → Declarado na Rádio Frequência.
02 – Administrativa → Declarado em PC não obrigatória a confirmação depois em rádio frequência.
03 – Administrativa Limitada → Declarado em PC, obrigatória a confirmação em rádio frequência.
Objeto do Serviço Logístico conhecido → Se o objecto alvo do serviço logístico é conhecido ao sistema.
Momento do Serviço Logístico → Momento em que as ações parametrizadas para o objeto do serviço logístico actuam.
Descrição → Instruções a dar ao utilizador na unidade de trabalho de serviços logísticos.
Depois de preencher todos os campos necessários vamos então parametrizar as ações a realizar ao objeto do serviço logístico. Para isso basta clicar no botão . Neste caso iremos escolher o objeto contentor que será o alvo de todas as ações para este serviço logistico.

Neste ecrã iremos preencher as ações que iremos realizar para o objeto escolhido no ecrã anterior, para o objeto contentor será sempre obrigatório ser declarado a ação gerar movimento, que deverá ter sempre associada o parâmetro da definição de movimento.
Por fim e no primeiro ecrã só falta definir os operadores ou grupo de operadores que têm autorização para realizar serviços logísticos. Para isso temos de selecionar o tipo de serviço logístico e clicar no botão . E neste ecrã definir as autorizações desejadas.

Criar um serviço logístico ( PC)
Global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Armazéns -> Definições Operacionais -> Serviços Logísticos [AL370]
Para criar um serviço logístico necessitamos seguir o caminho apresentado acima, e teremos o seguinte ecrã

Aqui iremos preencher o campo estabelecimento obrigatoriamente e também podemos ou não preencher o campo Classe do Serviço Logístico.
De seguida irá ser apresentado o ecrã com todos os tipos de serviços logísticos que estão dentro da nossa seleção.

Aqui neste ecrã escolhemos o tipo de serviço logístico criado anteriormente, neste exemplo iremos escolher o tipo 01 para produzir um artigo BOM.

Aqui neste ecrã iremos escolher o artigo, neste caso só aparecerão artigos que são compostos por outros artigos. Teremos então que escolher o artigo desejado, unidade de medida e quantidade. E depois confirmar a seleção.
Como foi parametrizado anteriormente que este tipo de serviço logístico tinha contentores de origem administrativo iremos para um ecrã que nos mostrará os contentores que pertencem as partes da transformação para que os mesmos possam ser escolhidos.

Aqui por fim basta escolher os contentores que irão ser alvo do serviço logístico e confirmar.
Por fim para consultar os serviços logísticos criados, basta seguir o caminho descrito em baixo
Global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Armazéns -> Definições Operacionais -> Consultas-> Serviços Logísticos [AL375]

Neste ecrã poderemos filtrar os serviços logísticos por armazém que é de preenchimento obrigatório, tipo de serviço logístico, serviço logístico, hora inicio que deverá ser colocada com o seguinte formato AAAAMMDDHHMMSS, sendo que se pode colocar alguma abreviação da mesma com o “” no fim por exemplo 20151102 que indicará todos os serviços logísticos começados no dia 2 de Novembro de 2015, e por fim o estado em que fechado serão todos os serviços logísticos já finalizados e válidos serão todos os serviços logísticos ainda por finalizar.

Neste ecrã poderemos visualizar, o tipo de serviço logístico, o código do serviço logístico, hora de inicio e fim, o numero de recursos do serviço logístico e a quantidade produzida esta quantidade é a quantidade declarada na ação de rádio frequência que finaliza o serviço logístico.
Para consultar os detalhes do serviço logístico deveremos clicar no botão detalhes .

Aqui poderemos consultar o artigo ou artigos alvo do serviço logístico, podemos ainda ver os contentor afetados assim como o momento em que foram afetados pelo serviço logístico.
Outras parametrizações necessárias para os Serviços logísticos
Global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Stocks -> Parametrização -> Movimentos de Mercadoria [AL007]
Para que no fim da unidade de trabalho possam ser feitos os movimentos necessários, estes terão que ser criados, no caminho que apresentado acima.

O movimentos devem ser criados como indica a figura em cima, depois deveremos adicionar contadores a estes movimentos como mostra a figura abaixo

Neste caso selecionamos usamos um contador com contribuição negativa.
Depois de criarmos os movimentos deveremos associar os mesmos a um documento interno, para isso deveremos seguir o seguinte
Global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Stocks -> Determinações -> Determinação de Movimentos (Doc. Internos) [AL018]

Aqui deveremos escolher a opção Por Evento, T.Doc.Inter., T.Linha, e de seguida criar dois registos como mostra as imagens abaixo:


Depois de parametrizarmos os movimentos deveremos criar uma determinação para determinar a categoria do registo em WPMS.
Se seguirmos o seguinte caminho:
Global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Stocks -> Determinações -> Determ. Categoria Registo (Doc. Internos) [AL020]

Aqui deveremos escolher a opção Por Evento,T.Doc.Interno e de seguida criar a seguinte determinação

Depois de parametrizarmos os movimentos deveremos criar um novo tipo de unidade de trabalho como mostra a figura em baixo

Unidade de Trabalho para os Serviços Logísticos
Para iniciar uma unidade de trabalho de Serviços Logísticos, o operador deve ter associado o menu de Serviços Logísticos ( MNVAPRFS17).

Quando o utilizador clica na opção Serviços Logísticos irá ser apresentada uma lista de serviços logísticos disponíveis para o utilizador.

Neste ecrã é-nos apresentada uma lista de links de serviços logísticos que poderemos realizar, sendo que o que têm fundo sombreado já foram criados anteriormente. Só serão apresentados os tipos de serviços logísticos para quais o utilizador têm autorização.
Não deveremos neste ecrã clicar no botão CONF mas sim no link do serviço logístico desejado.
Depois de escolher o que iremos fazer irá ser apresentado um ecrã com as instruções definidas aquando a criação dos objetos do serviço logístico, sendo que as descrições aí criadas servirão de instruções para o utilizador de rádio frequência. Caso não existam descrições este ecrã não será apresentado e o sistema saltará para o ecrã seguinte.

Depois basta clicar no botão CONF e passamos para o seguinte ecrã

Aqui deverão ser confirmadas as etiquetas que foram escolhidas administrativamente ou o objeto contentor seja a pedido serão então declaradas as etiquetas alvo do serviço logístico.
Este ecrã também só será visível no caso de ter sido escolhido o contentor como objeto do serviço logístico.
Quando acabar de declarar ou confirmar os contentores todos, sendo que terá de declarar todos os contentores caso tenha escolhido para o objeto contentor a origem administrativa limitada, caso não seja este o seu caso pode sempre declarar fim.
De seguida e porque este tipo de serviço logistico foi parametrizado como multi operador, irá aparecer o ecrã que irá dar inicio ao Serviço Logístico.

Aqui será necessário declarar o numero de operadores que irão realizar o serviço logístico e a que horas irá começar. Após este ecrã será imprimido um relatório onde estará a identificação do serviço logistico.

Se na parametrização deste serviço logístico fosse escolhido multi operador com detalhe iria para um ecrã onde teria de ser identificado os operadores que iriam realizar o serviço logístico.
Caso na parametrização estivesse definido mono operador o sistema iria para o ecrã de fim que explicarei mais a frente.
Depois então no nosso caso de declarar o numero de operadores e a hora de inicio iremos sair da unidade de trabalho e os operadores irão fazer o serviço logístico.
Para declarar o fim devemos entrar outra vez no menu dos serviços logisticos, e na lista apresentada ao inicio escolher o serviço logístico que começou anteriormente.
E será apresentado o ecrã onde se pode declarar o fim do serviço logístico.

Aqui iremos declarar a hora fim o numero de operadores que terminaram o serviço logístico e a quantidade produzida. Se por alguma razão não terminou o serviço logístico basta clicar no botão continuar.
Caso no seja o fim basta clicar no botão CONF. E de seguida iremos para o seguinte ecrã,

Neste ecrã vamos identificar os contentores e artigo, assim como declarar as novas quantidades desses mesmos contentores. Quando declararmos todos deveremos clicar no botão FIM

Neste ecrã podemos ver o resumo do serviço logístico, se por acaso aconteceu algum erro nas contagens podemos sempre clicar no contentor onde o erro foi cometido e alterar essas mesmas contagens.
Quando clicarmos fim irá ser terminada a unidade dos serviços logísticos e o próprio serviço logístico, executando todas as ações planeadas anteriormente na criação do tipo de serviço logístico.