Integração de Mensagens Externas
Objectivos e Âmbito
A funcionalidade permite a integração de mensagens externas, seja manualmente, seja através de leitura de um código de barras. Em qualquer dos casos, o carregamento é efectuado através de rádio frequência.
Para se poder utilizar esta funcionalidade, terão que ser criadas Definições de Integração, onde se pode definir o tipo de mensagem a integrar, o modo de integração e as definições para se obter os valores para cada elemento numa estrutura da mensagem a integrar.
Criar uma Definição de Integração
Aplicação -> Interfaces -> Definições para Integração de Mensagens Externas [AI013]
Criar uma Definição:

Atribuir um Código e uma Descrição à nova definição de integração. Se o campo “Manual” for definido, os dados terão que ser introduzidos manualmente nos elementos da(s) estrutura(s). Se não for definido, será pedida uma Etiqueta para pré-preenchimento dos elementos.
Definir valores para a Integração

Seleccionar a Definição criada e clicar no botão de Detalhes, ou em alternativa, clicar directamente na descrição da definição para aceder aos detalhes da definição.

No exemplo dos Volumes Externos, aparece a estrutura D0359S02 e os respectivos elementos que integram a mensagem. Neste ecrã, pode ser definido um AI, uma Posição Inicial e Final e/ou um Valor por Defeito por cada elemento da estrutura. Os campos para o AI e as posições iniciais/finais só aparecem neste ecrã, se não foi definida como “Manual”. O critério usado para a definição da posição inicial é começar no valor 1.
Na definição de valores default também poderão ser definidos parâmetros da aplicação, que irão preencher automaticamente o valor do campo, com o conteúdo que esse parâmetro tiver no momento em que o operador estiver a descodificar a etiqueta identificadora do volume, no exemplo concreto que estamos a seguir.
No exemplo que temos vindo a seguir uma possibilidade é definir $ENTI como valor default do Estabelecimento, de modo que o sistema grave o valor do armazém onde o operador está a trabalhar como o estabelecimento onde os volumes externos vão ser criados, ou seja em que local os volumes externos estão quando são criados.
RF: Escolher Definição de Integração



Após escolher a Definição, se esta for definida como “Manual”, a Etiqueta não é pedida, caso contrário, a Etiqueta é obrigatória. No próximo ecrã, aparecem os valores descodificados na etiqueta, se for esse o caso.
RF: Confirmar valores para Integração
Neste ecrã serão apresentados os valores preenchidos para a integração da mensagem. Estes valores poderão ser modificados para se poder confirmar.

Após verificação e/ou alteração dos valores, confirmar. É apresentado o ecrã anterior com a última definição escolhida.

Repete-se o processo até estar concluído o carregamento dos dados. Clicar em “FIM” para terminar a unidade de trabalho. Ao finalizar o processo será criada uma mensagem por cada sistema externo em que esteja parametrizado como “Entrada” para o tipo de mensagem escolhido.
Verificar a criação das mensagens na transacção AI006.

O detalhe da mensagem criada.

Tratar mensagem, verificar que ficou com estado “Tratado” e conferir que aparece no ecrã de volumes das Reservas de Expedição (AL063).

Parametrização
Definição de Novos Tipos de Unidades de Trabalho
Aplicação Gestão de Armazéns Parametrização Acções e → → → Unidades de Trabalho
→ Tipos de Unidades de trabalho [AL117]
Criação de um novo tipo de unidade de trabalho da classe 29-Integração de Mensagens Externas.
Criação de um novo tipo de unidade de trabalho da classe 29-Integração de Mensagens Externas.
Aplicação → Gestão de Armazéns → Parametrização → Acções e Unidades de Trabalho
→ Gestão de Unidades de Trabalho [AL118]
Como já do conhecimento geral, na unidade de trabalho referida anteriormente será necessário definir para cada armazém, a forma de se comportar. Nesta primeira release, só necessário definir os dados obrigatórios no ecrã de modificação da unidade de trabalho. Em termos de acções físicas só existem duas disponíveis, uma para etapa da execução da UdT.
Determinação dos Novos Tipos de Unidades de Trabalho
Aplicação → Gestão de Armazéns → Definições Operacionais → Determinações
→ Determinação Tipo Unidade Trabalho [AL092]
Fazer a determinação da nova UdT para o tipo de documento interno 65- Integração de Mensagens Externas.
Atribuição do Novo Menu RF a um Operador
Instalação → Segurança → Utilizadores [IS001]
Atribuir o menu RF MNVAPRFS14 ao operador que deve efectuar este tipo de tarefa. Futuramente poderemos vir a incluir este item de menu num menu RF mais abrangente.
Criação de um Sistema Externo
Instalação → Interfaces → Sistemas Externos [IS004]
Como a descodificação da leitura do código de barras vai proceder à criação de um ficheiro CSV, com a mensagem do tipo seleccionado (no caso do nosso exemplo é a EXTVOL), é necessário criar um sistema externo que receba dados via ficheiros CSV. Nesse sistema externo novo dever-se-á activar a entrada da mensagem EXTVOL.
Em termos de notas finais de configuração, relembro que deverão activar os códigos de erro que considerarem convenientes e, vaso pretendam, criar uma nova actividade onde devem incluir esta nova UDT.