Table of Contents

Devolução Lojas ATs RF

You are here:

Âmbito e Objetivos

Devolução de lojas de AT’s, com uso e suporte através de rádio frequência (RF).

Esta funcionalidade possibilita receber as respectivas devoluções com armazéns de destino diferentes daqueles que estão previstos nos documentos de devolução.

Os movimentos e stocks de AT’s serão automaticamente atualizados conforme os armazéns onde são recepcionados. Em caso de uma devolução ser recebida num armazém diferente do que está previsto no documento de devolução, além dos movimentos de entrada do armazém de destino,será criada automaticamente uma movimentação de transferência entre armazéns.

Como Definir as Devoluções de Loja de AT’s

Para definir as devoluções de loja foram usadas algumas funcionalidades que já existiam e foram criadas outras, para ajudar no processo de recepção das mesmas.

Para diferenciar as Devoluções de Loja “normais” e as Devoluções de Loja de AT’s, foi criado um novo menu, especifico para a recepção dos AT’s. Deste modo, é possível fazer a diferenciação das recepções, nomeadamente ao nível das definições de tipos de artigos a receber, já que ficam apenas disponíveis as Definições de Movimentos Internos associadas ao tipo de documento interno de Devoluções de Estabelecimentos ATs.

O nova acção/menu que está agora disponível, tem como descrição Devolução ATs RF (ASYS087) e foi disponibilizado no menu MNVAPRFS06 – Menu RF Devoluções.

Criar definição(ões) de movimento(s) interno(s) associadas ao tipo de documento interno Devoluções de Estabelecimentos ATs (tipo de documento 32), já que serão apenas estas definições que irão aparecer na lista de definições de movimento interno a escolher.

Determinação de Udt

Criar, se não existir, um novo tipo de Udt, associado à classe de Udt Devoluções RF (19).

Aplicação -> Gestão de Armazéns -> Parametrização -> Acções e Unidades de Trabalho -> Tipos de Unidade de Trabalho [AL117]

Criar uma determinação de tipo de Udt, associada ao tipo de documento interno Devoluções de Estabelecimentos ATs.

Global -> Global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Armazéns -> Definições Operacionais -> Determinações -> Determinação Tipo de Unidade de Trabalho [AL092]

Acções na Udt

Foram criadas novas ações para complementar e agilizar o processo de recepçõa das devoluções de loja ATs, nomeadamente:

  • 3320 – Declaração Diferenças: Nesta nova ação, podem-se declarar as diferenças e o respectivo motivo pelo qual se recebe menos que o que está previsto no documento. Para se aceder a este novo ecrã, existe uma nova ação no menu da ação de Declarar etiqueta contentor.
  • 3330 – Lista de Diferenças ATs: Esta nova ação é despoletada no final do processo de recepção de devoluções, quando existem diferenças, entre o que estava previsto receber e o que é efetivamente recebido. No caso de terem sido declaradas diferenças, com os respectivos motivos, neste ecrã é possível retificar os valores das diferenças declaradas. De notar que as diferenças declaradas mais as quantidades recebidas, não poderão ultrapassar as quantidades previstas no documento de devolução.

Aplicação -> Gestão de Armazéns -> Parametrização -> Acções e Unidades de Trabalho -> Gestão de Unidades de Trabalho [AL118]

Notas importantes:

Foram modificados alguns processos na declaração de ações existentes, de modo a por um lado facilitar e tornar o processo mais simples e por outro, abandonar a omissão de algumas ações, assim:

A ação 0980 – Lista de Artigos para Fim Devolução RF passa a ser obrigatória a sua definição em todos os tipos de Udt de devolução, seja de artigos “normais”, seja de At’s, pelo que as os tipos de Udt existentes, deverão ser alterados para que seja possível fazer um resumo final no fim do processo de devolução de lojas RF.

A acção 2970 – Declarar etiqueta equipamento foi alterada para permitir o número de linhas que se podem mostrar para que se possam declarar os equipamentos previstos. Como existem ou podem existir limitações a nível das pistolas, optou-se por se poder declarar um número máximo de linhas sucessivas, até perfazer o total de equipamentos previstos a receber, por exemplo, imaginando que tem que se receber 12 equipamentos, se estiverem definidas para aparecer 5 linhas de cada vez, aparecerá um ecrã com a possibilidade de serem declarados apenas 5 equipamentos. Ao confirmar, é apresentado o mesmo ecrã para que se possam declarar mais 5 equipamentos, ao confirmar, é novamente apresentado o mesmo ecrã, mas desta vez apenas com 2 linhas para se poderem declarar os equipamentos em falta.

Se o número de linhas não for definido, aparecerá apenas uma linha para se declarar o equipamento, e o ciclo será refeito até perfazer a quantidade total.

Transferência de stocks

Foi criado um novo tipo de documento interno para lidar com as transferências de stock (se previstas), Transferências entre Armazéns (76), com os tipos de linha 0001 – Entrada Stock e 0002 – Saída Stock, com contribuições positiva e negativa, respectivamente.

Para a transferência de stock terá de ser também criada uma definição de movimento interno para que se possam definir os movimentos a ocorrer quando o processo é finalizado.

Aplicação -> Gestão de Stocks -> Parametrização -> Definições dos Movimentos Diversos [AL008]

Nota:

Neste momento, quando é criado o documento de transferência de stock, a definição de movimento interno é determinado através do tipo de documento “76”. Como deverá existir apenas uma definição, não é pedido ao operador a definição a usar, mas futuramente se forem definidas várias definições de movimento interno ligadas a este tipo de documento interno, terá que ser criado um novo ecrã para pedir ao operador que definição deve ser usada.

Determinações para Transferência de stocks

Determinar os Movimentos a usar para as transferências de stock.

Global -> global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Stocks -> Determinações -> Determinação de Movimentos (Doc.Internos) [AL018]

Determinar a Categoria de Registo a usar para as transferências de stock.

Global -> global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Stocks -> Determinações -> Determ. Categoria Registo (Doc.Internos) [AL020]

Determinar a Numeração de Documentos Internos.

Global -> global Aplicação -> Aplicação -> Gestão de Stocks -> Determinações -> Numeração Documentos Internos [AL024]