nas vistas SD005 – ter uma opção a indicar se a vista está associada a alguma modificação

nas vistas SD005 – ter uma opção a indicar se a vista está associada a alguma modificação. Por vezes tentamos alterar com uma determinada modificação e só no ecrã de gerar é que se sabe que está associada a outra o que provoca que sejam abertas modificações desnecessárias

Criar utilitários para recuperar alguns processos

Seria interessante termos utilitários para recuperar alguns processos. Estou-me a lembrar por exemplo do ASN em que eles fecham antes de receber tudo, e depois pedem-nos para reabrir ou recuperar a reserva para voltarem a receber o resto.
Este processo do ASN é só um exemplo. Existem outros processos que nos pedem para recuperar ou voltar atrás apesar não ser culpa do software.

Reports de acessos

Alterar todos os reports que mostram as diversas sessões dos acessos para incluir o numero de registos válidos e o número de registos anulados.
Desta forma quando vamos procurar dados num acesso sabemos logo quais as sessões que devemos abrir em vez ter que abrir uma a uma para saber se têm registos ou não

Ecrã tipo “Aeroporto” para o controlo da recepção.

A iodeia é a criação de um monior a ser usado em TV de grandes dimensões para se ter uma ideia do estado de cada carro que foi registado na portaria até ao registo de sa+ida das instalações

Transcrevo para aqui o requisito apurado na altura para a Biedronka.

“The goal of this development is to show the progression of the receiving activity by gate, driver ID (temporary ID) in an wide screen, like the ones presented at the airports for departure and arrival control, in order to the driver and other warehouse personal can keep in touch to the evolution of this warehouse activity.

2. Description of the change
This special screen will be a non-standard screen because it needs some special mechanism that is not present in the standard ones, like:
1. The menus will not be shown;
2. The “monitor” dimensions will be like a TV of 49′ or similar;
3. Probably the TV will be used as portrait as opposite to landscape (normal use);
4. System has to make an automatic refresh from time to time;
5. After reaching the end of the first “page”, system has to scroll automatically from the first page to the last in a repetitive cycle and re-start again at the first page”

The information present in the screen should be at least the following
• Vehicle plate
• Booking number
• Gate number
• Phase of goods receive:
◦ Gate In register – “Transporter Arrived”;
◦ Transporter Accepted – “Go To Gate”;
◦ Transporter In – “Vehicle Docking”;
◦ “Receiving in Progress”;
◦ “Receiving Ended”.
• Progress bar (pallets received against the total pallet to be received)”

(by Vitor Dias)

Criação do perfil de cada operador e Feedback sobre evolução da execução ao operador

Algo importante a explorar é a implementação de elementos (associados ou não a AI) de modo a criar um perfil da performance individual de cada operador, com especial destaque para os caixeiros de modo a manter médias de:
a. velocidade média por metro percorrido, podendo ir ao ponto de ter um valor para deslocações dentro do mesmo corredor e outro para deslocações entre corredores e para deslocações da área de execução para o cais ou o sítio onde deixa a palete depois de executada.
b. tempo médio de execução por volumes por cada corredor do armazém (pois o tempo de execução médio de um corredor com artigos grande e pesados pode ser muito diferente de artigos pequenos e leves). Estes tempos médios podiam até ser recolhido para a execução de 1 UN, entre 2 e 5, entre 6 e 10, entre 10 e 20, etc, de modo a ter uma estimativa do tempo de execução o mai exacta possível.
c. podia-se até conseguir ter tempos diferenciados entre se o artigo está no primeiro nível do picking, segundo, terceito, etc.
d. O perfil podia ainda distingir entre valores para as primeiras 4 horas de trabalho e as ultimas 4 horas de modo a incorporar o elemento de cansaço.
e. Aplicando o perfil à UDT que é atribuida ao operador o sistema faria a estimativa do tempo de conclusão da UDT e do momento previsto para a execução de cada artigo.
f. Na aplicação de RF o PDT poderia manter no display diversas barras de progresso que mostrasse o progresso efectivo do operador contra o tempo estimado.
g. No voice isto poderia ser substituido por informação vocalização a cada x tempo.
h. Quer no voice quer no PDT o sistema deveria enviar avisos ao opeardor indicado que apresenta um atraso acima de um determinado valor definido.

Ticket #20007217

(by Vitor Dias)

Alterar o ecrã que mostra a versão anterior e actual dos métodos com pontos de chamada

Este ecrã deveria ser alterado tomando em consideração dois novos conceitos importantes:

1. Já incorporámos na aplicação um elemento que compara o código de duas “versões” do mesmo métod e apresenta visualmente as diferenças. Esta funcionalide deveria ser aplicada neste ecrã.

2. Não faz sentido apresentar num ecrã às mil e tal linhas de código e esperar que qualquer utilizador faça scroll por essas linhas para identifica onde estão os pontos de chamada. Uma abordagem é que num primeiro ecrã apresentava as X linhas antes e depois onde estão os pontos de chamada mais a proposta automática (assumindo que se vai fazer esta outra proposta que escrevi) da nova linha onde cada ponto de chamada deverá estar.

No caso de ser necessário analisar mais código então o utilizador poderá expandir cada um destes blocos e fazer scroll pelas linhas de código que considerar necessário.

(by Vitor Dias)

Sugestão automática de pontos de chamada

Salvo raras excepções (alterações muito significativas na construção do código) o que cada um faz para saberem que linha de código colocar um ponto de chamada de um local source, é procurar uma “mancha” de código onde o ponto de chamada esta colocado na versão anterior do método. Regra geral procura-se perceber qual é o comentário anterior e depois ver as 4 ou 5 linhas antes e depois da linha onde estava a ser chamado o local source para ver emque parte do método esse bloco de código agora se encontra. Depois de termos a certeza que localizámos o bloco de código é identifica a linha onde colocar o ponto de chamada.

A proposta é criar um método que use uma abordagem parecidaq e automáticamente sugira ao utilizador onde deve colocar cada ponto de chamad nos métodos que ficam com semáforo vermelho, indicado que os pontos de chamada não podem ficar na mesma linha de código

(by Vitor Dias)

Alterar mensagem de erro com origem na aplicação de patches

Na sequência de um pedido feito pela JMR, pretende-se alterar a mensagem de erro “Error accessing file system. Please contact system administrator.” apresentada quando ocorrem erros na aplicação de patches, conforme pedido abaixo.

#20006971 – Recheio Desenvolvimento – Aplicação de patch com erro de acesso ao file system
Bom dia

A DXC tem tido alguns problemas com a aplicação de patches no ambiente Recheio Desenvolvimento. quando tentam aplicar o patch obtém o erro “Error accessing file system. Please contact system administrator.”.

Este erro é intermitente (deve estar relacionado com o problema de login que temos numa das máquinas).

No entanto, a questão que se coloca é que para quem aplica o patch a mensagem “Error accessing file system. Please contact system administrator.” não diz muito pois não dá para perceber qual o filesystem que dá o erro. Nesta sequência, queríamos saber se é possível intorudizir uma melhoria e implementar algum mecanismo de debug, onde seja indicado o nome do referido filesystem.

Adicionar ficheiros numa modificação – devia ter release note

Quando se adiciona um ficheiro numa modificação, deveria ter a possibilidade de adicionar uma release note para não se perder notas do que foi feito, do mesmo modo como foi feito para as consolidações dos programas.

Se tudo passar para uma classe WPMS, este ideia deixa de fazer sentido.

(by Serafim Folha)

Alterar a forma de calcular a percentagem feita das UDTs de Recepção

No caso das unidades de trabalho da recepção de mercadorias, fazer com o sistema calcule a percebtagem de trabalho feito com base no numero de contentores já recebidos versos os que faltam receber (no caso de haver pré-alocação) ou das UMas recebidas versos as que faltam receber.

(by Vitor Dias)