Formação

Formação em Técnicas de Parametrização

Sendo a parametrização o meio pelo qual se faz o mapeamento dos processos definidos na aplicação de gestão de armazéns, o WPMS, a formação nesta área é fundamental para garantir a autonomia do cliente, relativamente a ajustes futuros aos fluxos definidos e/ou colocação em prática de novos processos.

O fundamental deste processo, de transferência de conhecimento de nós para os nossos clientes, é que os conceitos centrais da aplicação sejam corretamente percebidos. Com um bom conhecimento dos conceitos, a equipa técnica do cliente fica com os instrumentos necessários para modelar o WPMS, de acordo com novas necessidades, ou remodelações que sejam feitas ou à estrutura logística ou às metodologias de trabalho.

É por esta via que os clientes podem tirar partido da flexibilidade do WPMS. O nosso produto não é estático, pode ser ajustado e remodelado, pode ganhar mais complexidade, podem ser ativadas funcionalidades que não estavam incluídas na parametrização inicial. Enfim pode crescer de acordo com o aumento do grau de exigência da operação logística.

Temos uma equipa de formadores experientes que efetuam formação em sala, localmente no cliente, onde são explicados os diferentes mecanismos disponíveis para efetuar combinações de processos de modo a obter resultados distintos em termos de fluxo de informação e de movimentação física da mercadoria no armazém.

É sem sombra de dúvida um investimento de retorno assegurado.


Formação de Formadores

Em termos de projeto de implementação o que habitualmente recomendamos aos nossos clientes, é que o processo de treino e formação seja feito numa formação direta entre a nossa equipa de formadores e uma pequena equipa de formadores do cliente.

Em nosso entender este formato tem a vantagem de fornecer maiores garantias da transferência de conhecimento entre a IS.Retail e o cliente. É mais fácil de fazer passar os conceitos e as diferentes funcionalidades a uma pequena equipa de formadores (habitualmente membros permanentes do projeto) que ficam com uma visão global da aplicação, do que ter o mesmo conhecimento disperso pelos diferentes grupos de utilizadores, cada um com uma visão restrita do WPMS.

Este tipo de formação é feito já com o sistema totalmente parametrizado, de acordo com os processos definidos com o cliente no âmbito do projeto. São ações de formação feitas no local de trabalho, procurando-se recrear em sala situações idênticas às que ocorrem diariamente na operação.


Formação de Utilizadores Finais

Formação direta de utilizadores finais, numa abordagem muito mais direcionada, de acordo com o âmbito funcional de cada nível hierárquico. O objetivo fundamental é preparar cada indivíduo para desempenhar as suas funções no novo sistema de gestão de armazéns, fazendo a sua integração na restante equipa, responsável pelo bom funcionamento da operação logística.