Frissul

A Frissul, um dos maiores operadores de logística de frio de Portugal, seleccionou o software de gestão de armazém WPMS como o instrumento de trabalho certo para levar a cabo uma reestruturação das metodologias de trabalho dos seus entrepostos. Esta decisão insere-se em uma estratégia de resposta às crescentes necessidades do mercado, reforçando as suas capacidades competitivas e proporcionar uma melhoria contínua do serviço prestado aos seus clientes.

Sendo a Frissul um prestador de serviços logísticos, conhece como ninguém os benefícios que se podem retirar de um regime de outsourcing. Assim sendo apostou numa parceria com a IS.Retail, contratando o WPMS em regime de ASP (Application Service Provider), também conhecido como On-demand software ou SaaS (software as a service).

O SaaS é um modelo de negócio inovador, ainda pouco divulgado, onde um fornecedor de software, neste caso a IS.Retail, não vende o software em si, mas sim o serviço de utilização dessa mesma aplicação. É um outsourcing de software.

Este tipo de relacionamento caracteriza-se pelo fato do prestador de serviços (o ASP):

– ter a propriedade integral da aplicação (software) e ser ele o responsável pelo seu bom funcionamento,

– ser o proprietário dos servidores onde corre a aplicação, sendo também responsável pelo seu bom funcionamento e manutenção,

– disponibilizar o acesso dos seus clientes à aplicação habitualmente via a Internet ou VPN,

– o pagamento do serviço é feito com base na utilização (no caso da logística nas quantidades movimentadas) ou com um  “fee” mensal ou através de um sistema misto, como é habitual em qualquer tipo de outsourcing.

A Frissul e a IS.Retail estão certas que estabeleceram uma parceria vencedora, acreditando que este modelo de negócio irá proporcionar-lhes um trabalho conjunto, do qual resultará o reforço da posição que a Frissul ocupa no mercado nacional dos operadores logísticos de frio.

Durante os primeiros 6 meses, a Frissul alargou a utilização do WPMS a 7 dos seus clientes, fazendo-o com recurso exclusivo à sua equipe interna de projecto.

Actualmente a Frissul utiliza o WPMS em dois centros de distribuição, para gerir a operação logística de cerca de 50 clientes.