Certificados

TÜV9001
Com a decisão de implementar um Sistema de Gestão da Qualidade, com base na norma NP EN ISO 9001:2008, a IS.Retail reforça a qualidade da sua gestão, com uma definição clara e estruturada da sua política da qualidade, formalização e estruturação dos seus processos e a firme aposta na melhoria contínua como um objectivo partilhado por cada elemento da equipa de colaboradores.

A selecção da TÜV Rheinland como entidade certificadora deveu-se à opção estratégica de internacionalização da IS.Retail, onde é fundamental garantir o cumprimento rigoroso de altos padrões de qualidade que garantam a plena satisfação das necessidades dos nossos clientes.


Assinatura Digital de Documentos e Ficheiro SAFT-PT
A IS.Retail em 2010 tomou a decisão de obter a certificação da DGCI relativamente à assinatura digital dos documentos de faturação e à extração de ficheiros SAFT-PT, de acordo com a portaria nº 363/2010 de 23 de Junho e portaria nº 321-A/2007 de 23 de Março, respetivamente.

Tratou-se de um decisão interna, uma vez que o enquadramento legal da altura não exigia esta certificação para o cliente típico do nosso software para a gestão de armazém, pois quando existe venda, ela não é feita ao cliente final.
A nossa decisão de avançar para a certificação baseou-se em três factores:

  • Garantir aos nossos clientes a segurança e integridade dos dados, assim como o integral cumprimento das normas legais em vigor.
  • Garantir que não seríamos surpreendidos pela evolução da carteira de negócios de algum cliente, que fizesse com que a nossa aplicação necessitasse de cumprir com os requisitos da certificação.
  • Antecipar a possível e provável alteração legislativa que alargasse os critérios e a tipologia de documentos abrangidos pela obrigatoriedade de assinatura digital e extracção do ficheiro SAFT-PT

A decisão de 2010 de certificar o WPMS, garante-nos que com a alteração do quadro legislativo nesta área, trazido pela portaria nº 22-A/2012 de 24 de Janeiro e consequente Ofício Circulado nº 50 000/2012, do Gabinete do Subdirector-Geral da Inspeção Tributária, de 26 de Janeiro de 2012, o nosso produto para a gestão de armazém já se encontra certificado, sendo apenas necessário alargar o tipo de documento a assinar

AT - Auturidade Tributária e Aduaneira


A IS.Retail colabora com o Carbon Council


A IS.Retail, empresa especializada em sistemas de gestão de armazéns, gestão da cadeia de abastecimento e RFID, aderiu ao grupo de trabalho “Supply Chain Carbon Council” do European Supply Chain Institute (ESCI).

Criado em 2007, o Supply Chain Carbon Council trabalha a nível global, em parcerias com empresas inovadoras oriundas de sectores tecnológicos e de consultadoria estratégica, para desenvolver matérias relacionados com a gestão e redução das emissões de carbono.

A IS.Retail juntou-se ao Carbon Council na qualidade de “Lead Sponsor” do programa pluri anual de promoção da aplicação de RFID, para assegurar a traceabilidade exacta das emissões ao longo da cadeia de abastecimento até ao nível do produto. O programa também dará destaque à aplicação de tecnologias de suporte da Gestão de Informação.

A gestão da informação é o elemento chave para a sustentabilidade da cadeia de abastecimento porque “Se Podes Medir Podes Gerir”. Em resultado a ESCI acredita que a “industria” necessita de aplicar mais, e não menos, ICT (Information and Communication Technologies) ao problema da Gestão de Emissões. Para compreender o real valor para os negócios e o ambiente, da “pegada de carbono” (carbon footprint) ao nível do produto, necessitará de potenciar a aplicação do ICT, de modo a permitir uma monitorização dinâmica das emissões e um sistema de apoio à tomada de decisão igualmente eficiente.

A título de exemplo, a capacidade do RFID proporcionar um alto nível de visibilidade às emissões associadas a um produto, em cada etapa da cadeia de abastecimento é única e deverá ser acarinhada e aproveitada à escala global.

“Poder ter uma etiqueta interrogável em todos os produtos, que permita saber em tempo real a “Emissão da Pegada de Carbono” do produto, é algo com um valor inestimável para o negócio e consequentemente para o consumidor”, comenta John Connors, CEO do European Supply Chain Institute.

“Com a divulgação adequada e o apoio da gestão de informação, existe um potencial ainda maior para que o RFID viabilize o controlo das emissões de carbono ao longo da cadeia de abastecimento e consequentemente, promova a redução das emissões através de iniciativas e actividades de uma cadeia de abastecimento “verde”. É com prazer e grande interesse que a IS.Retail passou a integrar a equipa de projecto da “Carbon Council’s RFID/NFC Tracking Carbon Emissions” como parceiro para o “RFID Data Management”, comenta Richard Knight, Managing Director da IS.Retail UK.

ESCI - The European Supply Chain Institute

Nota
The European Supply Chain Institute, ESCI, é uma organização que se dedica à investigação nas áreas que têm um impacto directo e positivo nas operações da cadeia de abastecimento. O Supply Chain Carbon Council é administrado pelo Instituto. A condição de Membro do Instituto está reservada ao nível Gestão Sénior e acolhe disciplinas transversais à “industria”.