Jerónimo Martins

A IS.Retail desenvolveu uma parceria com o Grupo Jerónimo Martins, sendo o fornecedor de sistemas de gestão de armazéns para todas as empresas do Grupo.

O projeto consistiu na substituição do sistema de gestão de armazéns que suportava a operação logística na altura, distribuídos entre Azambuja, Alcochete  e Maia.

Atualmente o WPMS encontra-se instalado nas 14 plataformas logísticas existentes no Continente que totalizam a estrutura logística da JMR (ex Gestiretalho), que fornece diariamente as cadeias de lojas Pingo Doce e Recheio.

A solução implementada utiliza PDTs em todas as operações do armazém existindo uma cobertura de 100% relativamente ao apuramento dos tempos por tarefa efetuados por cada operador.

É uma instalação de grande dimensão, contando com mais de 700 utilizadores do sistema.

A gama de produtos é muito diversificada e inclui frutas, vegetais, charcutaria, lacticínios, mercearia, bebidas, detergentes, cosmética, carne, eletrodomésticos e peixe fresco, constituindo um desafio e um teste à capacidade de adaptação do WPMS a diferentes metodologias e necessidades específicas.

Em termos de arquitetura da solução, foi montado um interface entre o WPMS e o SAP Retail, sistema que suporta todas as áreas de negócio do grupo, exceto a logística. O Interface foi estabelecido ao nível do módulo de MM do SAP, de forma a reduzir a complexidade da integração e a obter uma separação inequívoca das áreas de “competência” dos dois sistemas.

Do acompanhamento regular que fazemos junto dos nossos clientes, resulta que este projeto conduziu a uma melhoria contínua e sustentada dos principais indicadores de performance logística, dos quais destacamos: aumento na produtividade global de 34%, redução das necessidades de pessoal de 12% e redução de cerca de 10% nas quebras de inventário.