Historial

No final dos anos 90, o sector logístico começou a ser alvo de grandes atenções a nível Europeu e particularmente em Portugal.

Não só devido à entrada de alguns operadores logísticos internacionais, mas também com a resposta dos operadores nacionais às crescentes exigências do mercado, gerou-se uma grande dinâmica, propicia à introdução de novas tecnologias e de novos métodos de trabalho nos centros de distribuição.

Esgotados os ganhos provenientes de reformulações na abordagem comercial, as empresas começaram a encarar a logística como uma componente a optimizar.

Com a adopção de uma perspectiva de gestão da cadeia de valor, a logística passou a ser alvo de uma grande pressão para prestar um melhor serviço, a um custo mais baixo. Isto significa trabalhar mais rápido, com menos erros e com uma maior produtividade.

Neste contexto, no seio de um grupo de colegas de uma softwarehouse Italiana começa a tomar forma a ideia de aproveitar esta oportunidade de mercado para desenvolver um novo software específico para a área logística. Queriam partir do zero, em termos de concepção, de forma a tirar o máximo partido de novas tecnologias e não ter que gerir compromissos, que necessariamente surgem quando se procura evoluir de uma base já existente.

IS.Retail foi então criada com a participação de uma componente “residente” em Itália, proveniente de uma outra softwarehouse, mas gradualmente declarou a sua independência e um ano depois o projecto passou a ser desenvolvido integralmente em Portugal.

Tirámos partido da união entre a experiência existente com outros softwares e o conhecimento do negócio, que existia na equipa que lançou a empresa.

Nestas circunstâncias, tínhamos a convicção que conseguiríamos criar um produto inovador e com capacidade para responder às crescentes exigências que o sector logístico estava a ser alvo um pouco por toda a parte.
A IS.Retail é actualmente uma das poucas empresas portuguesas, que se dedica ao desenvolvimento de software especializado na gestão de armazéns.

Iniciámos a fase de concepção do produto em 2001 e actualmente estamos a suportar toda a cadeia logística de um dos maiores grupos da distribuição de retalho em Portugal.

Somos dotados de uma grande flexibilidade em termos de concepção e desenvolvimento (o nosso compromisso é claramente com o futuro e não com o passado), e reafirmamos o nosso empenho na melhoria e alargamento continuo do nosso produto, de modo a proporcionar aos nossos clientes, o maior leque possível de soluções inovadoras e eficientes.