Consultoria de Processos

Por forma a tirar o máximo partido da introdução do novo software de gestão de armazéns, é necessário fazer uma análise dos processos logísticos existentes, de modo a encontrar os congestionamentos e os pontos fracos de cada um e assim obter uma melhoria significativa da performance global da operação.

Num projeto típico, a nossa equipa de consultores recolhe ou define, em conjunto com o cliente, os objetivos a atingir com a implementação, para que posteriormente todo o esforço seja direcionado para a sua concretização.

Estabelecidos os objetivos, inicia-se o trabalho de reformulação dos diferentes processos, eliminando todas as tarefas redundantes, aumentando o controlo nas operações críticas e aligeirando as etapas mais vulneráveis a congestionamentos motivados por um aumento das quantidades movimentadas. Nesta fase procuramos sempre tomar em conta as perspetivas de crescimento a médio prazo, de modo a que os novos processos logísticos sejam dotados de capacidade de resposta eficiente, a desafios futuros.

O resultado deste trabalho vai ser a base para a parametrização do WPMS, de modo a entregar todos os requisitos gerados pela reengenharia de processos. Este é o momento em que se retira partido de toda a flexibilidade do WPMS, configurando-o de modo a que seja capaz de assegurar que os processos definidos serão cumpridos em cada uma das suas etapas.

Depois da parametrização terminada cabe ao WPMS a tarefa de gerir a coordenação perfeita entre os fluxos de informação e de mercadorias, efetuar os controlos necessários para reduzir substancialmente as possibilidades de erro, distribuir o trabalho pelos operadores da forma mais eficiente e promover os ganhos de produtividade necessários para reduzir os leadtimes e/ou aumentar a capacidade instalada.