Os SGA (sistemas de gestão de armazéns) Lideram a Corrida

À medida que a competição aumenta, a capacidade para entregar o produto certo, na quantidade correcta e no momento exacto é cada vez mais crucial.

Isto pode explicar porque é que os sistemas de gestão de armazéns são ainda hoje a ferramenta de gestão da componente de execução da cadeia de abastecimento mais frequentemente usada no mercado.

Cinquenta e seis porcento (56%) das empresam americanas afirmam que usam um sistema de gestão de armazém. Um número equivalente de empresas expressam a intenção de comprar ou de fazer um upgrade ao seu sistema de gestão de armazém nos próximos 12 meses. De facto 44% dos compradores de SGA planeiam gastar cerca de €78.100 ou mais neste tipo de aplicação. Cerca de 17% têm em perspectiva um investimento superior a €390.500 no SGA.

Por que motivo estas soluções são tão valiosas? Gestão de inventário (stocks). Este foi o motivo apresentado por 71% das empresas, como o mais importante para a utilização de um SGA, seguido pelo controlo da operação em tempo real (60%) e a impressão de etiquetas (50%).

Qual a característica mais importante num SGA? Cerca de 45% afirmaram que era a capacidade de integração total com a restante arquitectura de sistemas da empresa. Isto pode explicar porque é que 34% das respostas afirmaram que comprariam um SGA que estivesse integrado com um fornecedor de ERP. Apenas 9% defenderam que o preço era a variável mais importante na decisão de compra de um SGA.

Dos inquiridos, 46% responderam que estavam actualmente a avaliar diversas propostas de fornecedores de SGA e 28% já se encontravam na fase de selecção do fornecedor. Apenas 12% afirmou que ainda não tinha uma ideia definida sobre quais os fornecedores que deveria consultar.

Este texto é uma interpretação livre de um artigo publicado por Bob Trebilcock, a 20 de Julho de 2006 na “Modern Materials Handling”.

Mais Recentes

O Alfaiate da Logística

"IS.Retail - O Alfaiate da Logística Têm uma aplicação informática com cerca de 2.000 utilizadores, foram a primeira empresa em Portugal a oferecer ao mercado um software para a gestão de ...
Ler mais

Este é o Momento para Investir num Novo Sistema de Gestão de Armazém

Efectivamente existe um conjunto de boas razões para que as empresas apostem na introdução de melhorias tecnológicas e na melhoria do seu sistema de gestão de armazém, em momentos de ...
Ler mais

WMS: É fundamental para a execução de mercadoria

Visitem 3 centros de distribuição diferentes e provavelmente vão encontrar 3 processos de execução perfeitamente distintos. Se analisarem com atenção vão perceber que as melhores operações têm um elemento em ...
Ler mais