Saber o que vai Entrar Antes de Chegar com o ASN

Para muitos, a visibilidade de inventário (stock) é saber o que se encontra dentro das quatro paredes do seu centro de distribuição. Isto pode ser obtido com um sistema de gestão de armazém (SGA) e um sistema colector de dados em tempo real usando códigos de barras, reconhecimento de voz e RFID.

Mas nos dias de hoje, a visibilidade dentro das quatro paredes é só o requisito mínimo para entrar no jogo, diz Bruce Strahan, presidente e CEO da The Progress Group. Se já conseguiram reduzir os níveis de inventário dentro das quatro paredes de um armazém, a visibilidade de inventário começa com um advance ship notice (ASN) antes que o stock chegue efectivamente às vossas instalações.

Existe um número de benefícios resultante de se receber ASN dos fornecedores.

O ASN pode ser usado para reservar stock que ainda vai chegar para satisfazer pedidos de clientes, de acordo com a data prevista de entrega.

Outra possibilidade é fazer uso do ASN para evitar a manutenção de stock em artigos cujos fornecedores tenham disponibilidade garantida para entrega imediata.

Finalmente ao ter visibilidade sobre o stock que vai entrar, torna o centro de distribuição mais eficiente. Ao saber antecipadamente o que vai chegar possibilita: pré-atribuição dos contentores (paletes) que vão chegar nos locais de armazenagem antes destes chegarem, planeamento os processos de cross-docking e reabastecimento dos locais de execução directamente dos cais, em vez de fazer o percurso até uma área de armazenamento e posterior reabastecimento a partir daí.

Infelizmente, diz Strahan, só um pequeno número de empresas estão a tirar partido das vantagens do ASN. “Numa era onde se combinam pressões opostas para reduzir os valores de stock e aumentar a taxa de utilização dos centros de distribuição, nós precisamos de trabalhar efectivamente nesta componente de visibilidade do stock”.

Este texto é uma interpretação livre de um artigo publicado por Bob Trebilcock a 26 de Julho de 2006 na “Modern Materials Handling”.

Mais Recentes

O Alfaiate da Logística

"IS.Retail - O Alfaiate da Logística Têm uma aplicação informática com cerca de 2.000 utilizadores, foram a primeira empresa em Portugal a oferecer ao mercado um software para a gestão de ...
Ler mais

Este é o Momento para Investir num Novo Sistema de Gestão de Armazém

Efectivamente existe um conjunto de boas razões para que as empresas apostem na introdução de melhorias tecnológicas e na melhoria do seu sistema de gestão de armazém, em momentos de ...
Ler mais

WMS: É fundamental para a execução de mercadoria

Visitem 3 centros de distribuição diferentes e provavelmente vão encontrar 3 processos de execução perfeitamente distintos. Se analisarem com atenção vão perceber que as melhores operações têm um elemento em ...
Ler mais