As melhores Práticas, Métricas e Temáticas do Retalho

A revista norte-americana Modern levou a cabo durante 2007 vários estudos, junto dos seus leitores, de modo a identificar quais as grandes preocupações, as métricas e as práticas mais importantes nas suas operações.

O estudo levado a cabo para a “indústria” do Retalho revelou que apesar de tudo não existem grandes disparidades entre as matérias alvo das preocupações dos gestores entre as várias indústrias.

Para os profissionais do Retalho, as atenções centram-se sobre a manutenção de custos baixos e a acomodação do crescimento das empresas. Para atingir estes objectivos eles reduzem os custos de pessoal, mantêm um controlo apertado sobre os níveis de stock, investem em software e dão grande prioridade à implementação de políticas de melhoria contínua nas suas operações.

Contenção de Custos e outras Temáticas

A contenção de custos é eleita a preocupação mais importante para todos os leitores da Modern que trabalham no Retalho.

Segundo um director da distribuição de retalho de uma empresa de roupas, um dos custos que está sistematicamente sobre a sua atenção é o custo da mão-de-obra. Com a implementação de crossdocking e instalação de tecnologia “pick-to-light” têm conseguido evitar o crescimento dos custos com o trabalho. Outros custos que também estão no alvo deste director são os custos da electricidade e do material de embalagem.

Em segundo lugar das preocupações está o crescimento da empresa. A ênfase dada à temática do crescimento das empresas é algo particular do sector do retalho, onde cerca de 84% dos inquiridos, que trabalham neste sector, confirmaram a expectativa de crescimento de vendas para 2007.

O crescimento faz-se por várias vias, através da abertura de novos pontos de venda, por um aumento das vendas nos canais de venda directa como sendo os catálogos e a Internet. Para acomodar este crescimento as empresas abrem novos armazéns e expandem e reformulam os já existentes, através da introdução de tecnologias como o “pick-to-light” e outras tecnologias que eliminam o uso do papel e que podem permitir a duplicação das quantidades movimentadas.

O ranking das Temáticas mais relevante é (por ordem decrescente de importância):

Contenção de custos; Crescimento das vendas; Formação; Capacidade de movimentação; Ergonomia e segurança; Lead-time de entregas; Disponibilidade de trabalho e Disponibilidade de capital

Mais Recentes

O Alfaiate da Logística

"IS.Retail - O Alfaiate da Logística Têm uma aplicação informática com cerca de 2.000 utilizadores, foram a primeira empresa em Portugal a oferecer ao mercado um software para a gestão de ...
Ler mais

Este é o Momento para Investir num Novo Sistema de Gestão de Armazém

Efectivamente existe um conjunto de boas razões para que as empresas apostem na introdução de melhorias tecnológicas e na melhoria do seu sistema de gestão de armazém, em momentos de ...
Ler mais

WMS: É fundamental para a execução de mercadoria

Visitem 3 centros de distribuição diferentes e provavelmente vão encontrar 3 processos de execução perfeitamente distintos. Se analisarem com atenção vão perceber que as melhores operações têm um elemento em ...
Ler mais