Passo a Passo Atinge-se Altos Níveis de Performance

A chave do segredo para se retirar o máximo de um armazém ou da implementação de indicadores de gestão  é ir desenvolvendo valores de referência em um passo de cada vez.

Quando uma empresa toma a decisão de desenvolver valores de referência paras as diferentes actividades de uma operação logística, com o objectivo de obter melhorias de performance, o melhor que pode fazer é ir com moderação, sem se preocupar em ganhar uma corrida contra o tempo.

A abordagem recomendada é bastante elementar e perfeitamente conhecida por todos nós: Gatinhar, Andar e Correr.

Muitas empresas procuram saltar uma ou as duas primeiras etapas, que são fundamentais para alicerçar as bases de qualquer sistema de estimulo à produtividade que se venha a implementar. É a pressa que faz com que muitos sistemas de produtividade falhem em atingir os objectivos definidos.

Mas qual é o significado de gatinhar?

Vejamos um exemplo de um sistema de incentivos proporcionais à produtividade.

Sem qualquer supervisão e orientação, a maioria dos trabalhadores esforçam-se até atingirem cerca de 65% das suas capacidades, o que deixa um espaço considerável para melhorias. No entanto um sistema de gestão de trabalho (recolha de tempos por tarefas), por si só não conduz a mudanças significativas.

Não se deve iniciar por implementar um sistema de gestão de trabalho. Em vez disso, deve-se começar por se certificar que estão implementados bons processos e metodologias de trabalho. Depois passar-se à identificação de indicadores simples de produtividade, como é o caso de linhas por hora, que têm um impacto directo quer interna quer externamente e focalizar-se na análise dos processos e metodologias que influenciam este indicador.

Algo que é muito importante é, depois de encontrados os processos fundamentais e estabelecidos objectivos concretos, divulgar esses objectivos aos supervisores, operadores e restantes membros das equipas de modo regular. Muitas empresas definem indicadores de performance, mas relativamente poucas partilham essa informação com os respectivos empregados. Se não se divulgar aos empregados o que se espera deles e depois a que ponto estão, relativamente ao objectivo traçado, não se vai conseguir obter o melhor que cada um poderá dar.

Prontos para andar?  Depois dos processos, métodos e valores standard de trabalho definidos e apurados, agora sim pode-se implementar um sistema de remuneração variável, que premeia a produtividade. Com a implementação de um sistema de gestão do trabalho pode-se melhorar a recolha de dados, permitindo aferir se os trabalhadores estão a trabalhar dentro dos tempos standard e apurar com rigor o tempo de trabalho produtivo efectivo e o tempo de trabalho não produtivo.

 

Agora com os processos, métodos e valores standard afinados e um sistema de gestão de trabalho implementado, estão reunidas as condições para se iniciar um programa de incentivos ligados à produtividade, e conseguir de modo sustentado melhorias significativas na produtividade individual e colectiva.

 

Esta abordagem de gatinhar, andar e correr é altamente eficiente do ponto de vista de custos, pois as melhorias conseguidas em cada etapa servem para criar entusiasmo e credibilidade junto de toda a equipa. Adicionalmente os ganhos obtidos em cada etapa podem ser usados para ajudar a financiar a fase seguinte.

Mais Recentes

O Alfaiate da Logística

"IS.Retail - O Alfaiate da Logística Têm uma aplicação informática com cerca de 2.000 utilizadores, foram a primeira empresa em Portugal a oferecer ao mercado um software para a gestão de ...
Ler mais

Este é o Momento para Investir num Novo Sistema de Gestão de Armazém

Efectivamente existe um conjunto de boas razões para que as empresas apostem na introdução de melhorias tecnológicas e na melhoria do seu sistema de gestão de armazém, em momentos de ...
Ler mais

WMS: É fundamental para a execução de mercadoria

Visitem 3 centros de distribuição diferentes e provavelmente vão encontrar 3 processos de execução perfeitamente distintos. Se analisarem com atenção vão perceber que as melhores operações têm um elemento em ...
Ler mais